segunda-feira, 2 de abril de 2012

MÁFIA NO ESPAÇO DE BANCOS

A VOLTA DO MEDO - ZERO HORA 03/04/2012

Na Itália, a máfia faz o papel de bancos – que hesitam em voltar a emprestar – e fornece créditos a empresários. Na Grécia, associações criam moedas paralelas ao euro, enquanto em Portugal a informalidade aumenta e, na Espanha, o número de trabalhadores sem carteira assinada bate recordes.

Segundo levantamento realizado pela organização italiana SOS Impresa, com sede em Palermo, os diferentes grupos mafiosos italianos movimentam hoje cerca de 140 bilhões de euros na economia local.

A máfia se transformou no maior financiador da Itália, estima a instituição, criada para denunciar práticas de grupos criminosos. Conforme a entidade, antes mesmo da crise de 2008/2009, grupos como Cosa Nostra, Camorra e ‘Ndrangheta controlavam 7% do Produto Interno Bruto (PIB) italiano.

Com a crise e a decisão dos bancos tradicionais de fechar torneiras, pequenos empresários estão frágeis, o que permite à máfia oferecer crédito e ajuda, em troca de favores e do silêncio. “As vítimas são pessoas que trabalham no comércio, seja com alimentos, roupas, floriculturas ou lojas de móveis”, afirma o relatório.