terça-feira, 3 de abril de 2012

CARTEL AGE NO LEITE


SOB SUSPEITA. Governo investiga cartel no leite - ROBERTO WITTER, ZERO HORA, 03/04/2012

Empresas de laticínios do sul do Estado estão no alvo de processo administrativo aberto pelo Ministério da Justiça para investigar supostos crimes de cartel e prática de preços predatórios. O esquema teria funcionado entre outubro de 2003 e janeiro de 2004, para regular o valor do leite tipo C.

Uma investigação foi feita na época pela Polícia Federal (PF) e, agora, serviu de base para a Secretaria de Direito Econômico, órgão do ministério, iniciar a investigação. À época, o inquérito apontou cartel e identificou dumping, prática de preços cobrados abaixo do custo de produção, no caso, por mais de 75 dias.

O caso foi descoberto por meio de denúncia de pequenas usinas beneficiadoras de leite da região, que teriam sido prejudicadas. A conclusão foi de que a proposta partiu da Cosulati e da Elegê, hoje BRF Brasil Foods.

A Cooperativa dos Pequenos Agricultores e Produtores de Leite da Região Sul (Coopal), a Indústria de Laticínios Santa Silvana, a Thurmer & Leitzke e o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado também foram citados. Todos terão 30 dias, a contar de ontem, para apresentar sua defesa no ministério.