Preso homem acusado de 20 assassinatos. Suspeito chefiava quadrilha e mandava matar de dentro do presídio, em Trindade
CEJANE PUPULIN
Em 11/01/2013, 16:43
Marcone, Tatiane, Paulo, Nilson, Fernando, Odair, Claiton e Ricardo. Esses são alguns nomes de pessoas mortas por uma quadrilha que atuava em Trindade. O suspeito pelos assassinatos é Romerson Jorge da Silva, de 29 anos, que também pode ser o mandante de alguns crimes. A polícia soma na ficha do suspeito mais de 20 homicídios desde 2010.
Romerson chegou a ser preso em 2011, mas fugiu da Casa de Prisão Provisória (CPP) em agosto de 2012. Mesmo no sistema prisional, ele encomendava mortes. Em 2011, Romerson foi detido com dez quilos de pasta base.
Ele e outras cinco pessoas foram detidos na manhã desta sexta-feira (11) pela Operação Gaia, deflagrada pela Polícia Civil de Trindade em parceria com as delegacias especializadas de Goiânia. Outros cinco suspeitos eram procurados na manhã de hoje pela polícia. Também foram cumpridos 12 mandatos de busca e apreensão.
Segundo a delegada de Trindade, Sabrina Leles de Lima Miranda, inicialmente as mortes foram causadas pelo tráfico de drogas, mas com o tempo os homicídios começaram a acontecer sem motivo aparente ou por uma simples desavença. “A quadrilha começou a se sentir forte e por qualquer futilidade matava”, explica a delegada.
Banalidade
Os últimos quatro homicídios aconteceram no fim do mês de dezembro do ano passado. No dia 27, Bruno Siqueira da Silva e Winder Nascimento Arrais foram as penúltimas vítimas da quadrilha. Segundo a delegada, Bruno foi assassinado porque começou a ter um relacionamento com uma mulher que se envolveu no passado com Romerson.
Dois dias depois, Debe Rodrigues Calixto e Maurílio Rodrigues de Lima foram mortos em via pública porque afirmaram que não aceitariam a morte de alguns amigos. Nesse dia, outras duas pessoas também foram alvejadas, mas resistiram aos ferimentos.
A quadrilha é dividida em duas ramificações. E em ambas Romerson era o mandante. Uma parte do bando, identificado como Trindade Centro, era sub-chefiada por Raphael Valério Laureano. O suspeito foi detido hoje no setor Bueno, em Goiânia. Na rede social Facebook, Raphael expõem o poder da quadrilha. Ele postou fotos com armas e muitas notas de R$ 100.
Desse braço da quadrilha ainda são procurados pela polícia Victor Hugo Xavier de Souza Pereira e Carlos Adriano Souza Costa.
Outra parte do bando, chamado de Trindade 2, é chefiado por Júlio Flávio Moreira da Silva, mais conhecido como “Fá”, que está foragido. Dessa vertente também está foragido Fabrício Moreira da Silva, o “Bricó” – que é irmão de Júlio - e Wanderson o “Bafo”.
O modo de ação da quadrilha era sempre o mesmo. Em uma motocicleta com duas pessoas de capacete, o garupa atirava contra a vítima.
Prisões
Durante execução da operação Gaia, na manhã de hoje, seis pessoas foram detidas. Ente eles, Romerson e Raphael. A dupla foi localizada no setor Bueno, em Goiânia. Em Trindade foi detido Júlio Cesar Moreira da Silva, o “Jubinha” – irmão de Júlio, além de Matheus da Silva Ferreira de Sousa, 18, Diogo Oliveira de Sousa e em flagrante por tentativa de homicídio dos policiais, Élcio Divino de Souza.
Na casa de Matheus, foram encontradas porções de crack, maconha e cocaína, 14 aparelhos celulares, seis relógios e R$ 831,30 em espécie. A polícia acredita que os objetos localizados são de roubo.